ROTEIROS


TURISMO RELIGIOSO

IGREJA MATRIZ DE SÃO DOMINGOS
igreja Matriz de São Domingos
A Igreja começou a ser construída em 1917, mas sua obra só foi concluída 31 anos depois, em 1948. Interrupções e retomadas nas obras, problemas técnicos e a falta de recursos especializados foram os principais motivos que levaram ao atraso da construção.
Com um estilo eclético, caracterí­sticas romanas, elementos góticos e neoclássicos a Igreja impressiona e encanta a todos que a visitam. Por seus grandiosos afrescos e vitrais multicoloridos, a Matriz de São Domingos é considerada uma das mais belas igrejas do estado de Minas

A arquitetura da igreja é uma obra única, que encanta por sua beleza e harmonia interior. A grande torre que compõe este monumento foi concluí­da em 1933. Muito mais alta do que o restante da construção, a torre possui grande destaque. 

Alberto Paulovich foi o responsável pela pintura interna da capela-mor em 1946. 

Recentemente, as pinturas foram restauradas através de um movimento da própria comunidade. 

O nome da Igreja Matriz é uma homenagem ao padroeiro da cidade, São Domingos.
Igreja Matris de São DomingosTorre da IgrejaAltar da Igreja Matris de São DomingosAltar Principal da Igreja
Visite:
A Igreja Matriz de São Domingos fica na Prça São Domingos, s/n, Centro.
Horários:
Segunda a sexta das 06h30min ás 10 horas e das 18 às 20 horas
Sábado das 18às 20 horas
Domingo das 06h30min às 11 horas e das 17h30min às 20h30min
Fonte:www.portalaraxa.com.br


IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
Igreja Matriz de São Domingos
A Igreja de São Sebastião foi construída nas primeiras décadas do século XIX por José Pereira Bom Jardim, obedecendo ao estilo tí­pico da região simples e com influência jesuí­stica.
Diferente dos templos barrocos erguidos em cidades históricas como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes, a igreja possui linhas arquitetônicas despojadas. O acabamento rústico, o teto com as telhas à  mostra e as colunas de sustentação, feitas com sólidos troncos de madeira talhados toscamente, chamam a atenção por sua simplicidade. 

No altar da igreja, encontram-se duas esculturas de Bento Antônio Bôa Morte: um Cristo morto e um São Sebastião flechado. Há ainda imagens de São Francisco e de Nossa Senhora das Dores. As esculturas de Bôa Morte possuem linhas discretas, quase retas e os rostos mostram muita expressividade e compenetração.
Cristo Redentor de Araxá
Desde que foi inaugurada, em 1804, a Igreja passou por diversas modificações. Em 1842 uma das torres da igreja foi destruí­da durante o confronto polí­tico armado da Revolução de 42 e em 1978 o prédio foi descaracterizado. Teve suas paredes externas revestidas de pedras, as telhas escondidas por forro e o tabuado do assoalho foi modificado. 

Depois de um movimento realizado pelos habitantes de Araxá, foram feitas obras de restauração que devolveram à  igreja formas mais semelhantes às originais. Hoje, totalmente restaurada, a Matriz de Sãoo Sebastião representa uma das maiores riquezas do patrimônio histórico de Araxá. 

O Museu Sacro de São Sebastião
Instalado na antiga sacristia da Igreja de São Sebastião, o Museu Sacro foi inaugurado em 1991 e abriga fotos, objetos e imagens da época, destacando-se as esculturas barrocas de Bento Antônio da Bôa Morte e de Veiga Valle. Além disso, o museu conta um pouco da história de Araxá desde a chegada dos primeiros colonizadores, a construção da igreja até a sua restauração ocorrida entre 1987 e 1990. Em uma vitrine do pequeno espaço dedicado ao museu estão guardadas pequenas imagens do escultor goiano Veiga Valle. Há ainda um belo oratório de culto doméstico com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Em outro local do museu há uma homenagem ao escultor Bento Antônio da Bôa Morte. A sala preserva um acervo de suas obras de grande valor histórico e artístico. 
Museu SacroMuseu SacroMuseu Sacro
Visite:
A Igreja Matriz de São Sebastião, bem como o Museu Sacro, encontram-se na Av. Vereador João Sena, s/n, Centro

Horários:
De quarta a segunda-feira das 11 às 17 horas.

fonte: www.portatalaraxa.com.br

IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - SANTUÁRIO DE FÁTIMA
Igreja Nossa Senhora de Fátima
A Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Monumento de Fátima, é uma obra arquitetônica oferecida e doada por Ruy Ohtake. O santuário está instalado em um local alto e central de Araxá o que proporciona uma bela vista panorâmica da cidade.
A imagem de Nossa Senhora foi trazida de Leiria, Portugal, pelo ministro Olavo Drummond depois de ser abençoada pelo bispo. É uma réplica original da imagem de Fátima existente em Portugal. A imagem é protegida por uma redoma giratória de vidro.
A pequena capela de paredes angulosas comporta até 150 pessoas. A parte da frente do oratório é toda em vidro, permitindo que à  noite a imagem de Nossa Senhora seja virada para fora e venerada mesmo com a capela fechada. O reduzido espaço interior recebe iluminação natural por meio de uma claraboia circular. 

Igreja Nossa Senhora de FátimaIgreja Nossa Senhora de FátimaIgreja Nossa Senhora de FátimaIgreja Nossa Senhora de Fátima
Visite:
Próximo ao Centro. Alto do morro, acesso pela Av. Dâmaso Drummond
Horários:
De segunda a sexta das 08 às 11 horas e das 13h às 17h30min. 
Sábados e domingos das 08h às 17 horas.
Fonte: www.portalaraxa.com.br

TÚMULO DA FILOMENA - CAPELA DA FILOMENA
Capela da Filomena
Filomena foi uma mulher sozinha e simples que viveu em Araxá durante o século XIX. Após contrair varí­ola, foi isolada pela população que decidiu enterrá-la viva. Apesar do isolamento, algumas pessoas ainda se aproximavam da mulher para levar água e alimentá-la. A crença diz que todo seu corpo foi coberto de terra, menos a cabeça. Assim, ela ainda poderia receber comida e água.
Ao longo do tempo, tornou-se uma figura lendária conhecida como "Santa Filomena". Muitos fiéis acreditam que diante de tanto sofrimento, Filomena passou a realizar milagres. 
No local de sua sepultura foi construí­da uma capela onde as pessoas deixam flores, alimentos, velas e garrafas de água. A cada dia que passa, um número maior de fiéis demonstra fervor de devoção à  alma da "Santa Filomena". 
A capela é pequena e simples. No interior da igreja há bancos de madeira e uma mesa de comunhão com imagens de santos, flores e presentes oferecidos a Filomena. Há também uma pequena sala com fotos de pessoas que asseguram ter alcançado suas graças e outra com diversas velas acesas diariamente. No local onde se encontra o túmulo, marcado por uma cruz, são deixadas garrafas de água em homenagem a Filomena.
Capela da Filomena
Visite: 
A capela encontra-se a 2 km do Centro de Araxá.
Rua Honório de Paiva Abreu, s/n, Bela Vista.
Horário:
Diariamente das 07 às 20 horas.
fonte: www.portalaraxa.com.br


PARQUE DO CRISTO
Capela da Filomena
Construído em 1983, o Parque do Cristo possui um mirante de onde se tem uma das melhores e mais bonitas vistas da cidade. A imagem de Cristo fica de frente para a Igreja Matriz de São Domingos e parece estar de braços abertos protegendo e abençoando a cidade de Araxá.
A estátua está cercada pelo Parque de Lazer José Pinho que possui área de recreação, escadaria de acesso e penitência e restaurante panorâmico com música ao vivo.
Em cada um dos 15 lances de sua escadaria (totalizando 236 degraus), encontra-se um quadro que mostra a Via Sacra de Jesus.
O Parque do Cristo é uma ótima opção de passeio e lazer. A ampla vista da cidade, a infra-estrutura e a religiosidade fazem do local um dos pontos mais visitados de Araxá, proporcionando uma sensação de paz e liberdade para todos os seus visitantes. 
Parque do CristoParque do CristoParque do CristoParque do Cristo
Visite:
O acesso ao Parque pode ser feito de duas formas:
- De carro, diretamente pelo portão da parte alta que leva ao estacionamento - Av. Washington Barcelos, s/n.
- A pé pela escadaria - Av. Dâmaso Drummond.
Horário:
Diariamente das 08 às 20 horas. 
Fonte: www.portalaraxa.com.br

CASA DO CAMINHO
Casa do Caminho
A história dessa instituição filantrópica começou em 1980 quando José Tadeu Silva disponibilizou o seu quarto para doentes que precisavam de ajuda. Alguns anos passaram e o número de pessoas que procuravam pela casa aumentou. Neste momento, José Tadeu percebeu que precisava ampliar o espaço, pois não havia mais lugar e nem estrutura para abrigar e atender tantas pessoas. Com o apoio da comunidade, ele ampliou a Casa do Caminho e atualmente atende aproximadamente 240 carentes nas áreas de psiquiatria e geriatria e possui cerca de 140 funcionários e 70 voluntários. A Casa é mantida por meio de doações espontâneas e verbas do governo
Apesar de estar ligada ao espiritismo, a instituição é visitada por pessoas de todas as religiões que desejam entrar em contato com José Tadeu e conhecer um pouco de sua obra humanitária. Independente da religião de cada um, a visita à  Casa do Caminho é uma ótima opção de passeio em Araxá, pois além de conhecer seu projeto social os visitantes desfrutam de um clima de paz, tranquilidade e conforto da alma. Um óimo lugar para pensar e refletir. 
Casa do CaminhoCasa do CaminhoCasa do CaminhoCasa do Caminho
Visite:
A Casa do Caminho encontra-se próxima ao Centro da cidade, na Rua Rio Grande do Sul, 618, São Geraldo.

Horário:
Todos os dias das 09 ás 11 horas e das 14 ás 17 horas;
Reuniões nas quartas e sábados ás 19 horas.
fonte: www.portalaraxa.com.br


TURISMO ECOLÓGICO OU DE AVENTURA

HORIZONTE PERDIDO

Experimente as delícias mineiras e desfrute de uma paisagem fascinante.
Sacada do restaurante
O Horizonte Perdido é um lugar agradável e aconchegante que mistura aventura e adrenalina com culinária e beleza. O espaço faz parte de uma fazenda de propriedade da Sra. Mercedes Gonçalves, chamada carinhosamente de Tia Mercedes.

Neste ambiente acolhedor a Tia Mercedes recebe turistas e praticantes de parapente e asa-delta. O ar puro da natureza, a tranquilidade, a maravilhosa vista do alto da Serra Bocaina e a deliciosa comida mineira encantam a todos que visitam este paraíso perdido.
O local é privilegiado para a prática de parapente e asa-delta, pois possui uma das melhores rampas de voo do Brasil, que consiste na beira de um tabuleiro da Serra da Bocaina a 1.350 metros de altitude e com desnível de aproximadamente 300 metros. No mês de setembro a região sedia uma das etapas do Circuito Brasileiro de Parapente, chegando a receber até 150 competidores e 2.500 pessoas. Mas parapente e asa-delta não são as únicas atrações deste local. A vista panorâmica, onde é possí­vel avistar até a zona urbana de Araxá, a deliciosa comida e petiscos da Tia Mercedes e o final de tarde, onde sol faz uma bela participação, são argumentos mais do que suficientes para contemplar e conhecer este ponto turís­tico.
Campeonato de Voo livre
Estrutura
Restaurante Interno
O Horizonte Perdido possui dois restaurantes construídos em madeira e vidro, com vista panorâmica, atendimento diferenciado e culinária mineira preparada com ingredientes da Terra. As verduras e hortaliças utilizadas nos restaurantes são colhidas na própria Fazenda do Horizonte Perdido. As sobremesas incluem ambrosia, tortas e doces caseiros, todos produzidos na fazenda e comercializados nos restaurantes.
Restaurante

Localização:
O Horizonte Perdido está a cerca de 25 km do Centro de Araxá.

Como chegar:
Do trevo do Barreiro é preciso pegar a BR -146 (rodovia Araxá-Franca), até o trevo de Tapira (11 km). Seguir sentindo Tapira e no km 2 entrar á  esquerda (estrada de terra). A partir deste trecho são mais 10 km até a sede.

Informações:
Vista da Ranpa de decolagem
- Possui estacionamento, espaço para eventos, dois restaurantes, rampa de voo livre, playground para crianças, quiosque com churrasqueira e instalações sanitárias para portadores de necessidades especiais.

- Aberto de terra a domingo. Das 10 ás 17 horas.

- Acesso gratuito.
Contato:
 (34) 3662-1948
 (34) 9984-2598
Fonte: www.portalaraxa.com.br


SERRA DA CANASTRA
Paisagem de serras e vales, cachoeiras, paredões de pedra , clima ameno e tranquilidade esperam por você no Parque Nacional da Serra da Canastra.

Vista da Serra da Canastra
O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 com objetivo de proteger as nascentes do Rio São Francisco. Possui uma área de 197.797 hectares e está localizado no Bioma do Cerrado, na divisa de três importantes regiões de Minas Gerais: Alto Paranaí­ba, Centro-Oeste e Sul de Minas. A área abrange os municípios de Capitólio, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

A região reserva muitas surpresas e desafios para os praticantes de Ecoturismo. Os grandes atrativos do parque são as espécies de animais silvestres, a exuberante flora do cerrado, as inúmeras nascentes, corredeiras, cachoeiras e as piscinas naturais de águas límpidas, além de lagos e cavernas. A combinação de todos estes atrativos forma uma paisagem única, com vistas exuberantes e muitas cachoeiras.
Cachoeira do Jota

Algumas atrações do Parque Nacional Serra da Canastra
Cachoeira Casca d'Anta - Uma das maiores atrações do parque, a Cachoeira Casca d'Anta possui uma queda de 186 metros. O visitante pode contemplar este espetáculo de dois pontos: de cima da cachoeira, onde a visão não é total. No entanto é um mirante natural com uma bela vista da região. Para chegar a este ponto da Cachoeira o acesso é feito pela portaria principal, a portaria 1. Outro ponto é a parte baixa da cachoeira, onde o acesso é feito pela portaria 4. Por este acesso você visualiza quase toda a cachoeira, chegando muito perto da queda.
Cachoeira Casca d'anta

cachoeira do cerradão
Cachoeira do Cerradão - A área foi transformada em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) em 2001. É a primeira Reserva do gênero da região da serra que se encontra aberta ao ecoturismo, com atividades de caminhada e educação ambiental. Lá, encontra-se uma das maiores quedas da região com 202 metros em 3 lances. A área possui 60 hectares que preservam fauna e flora tí­picas do cerrado, piscinas naturais e trilhas com a identificação de algumas espécies de plantas. O local ainda conta com estrutura para os praticantes de rapel e tirolesa. A entrada é restrita a um número máximo de pessoas e todos os visitantes são acompanhados por guias.

Cachoeira dos Rolinhos
Possui cerca de 300 metros e piscinas naturais para banhos. Não recomendável para dias chuvosos, onde o volume de água dos rios aumenta repentinamente.
Cachoeira dos Rolinhos

Curral de Pedras e Garagem de Pedras
- Curral de Pedras são paredes enormes sobrepostas que foram construídas para um antigo abrigo de gado que atualmente está desativado.

A Garagem de Pedras é a construção de uma antiga fazenda com excelente vista da serra.

Principais acessos ao Parque Serra da Canastra
São Roque de Minas é o principal acesso para os visitantes da Canastra. A cidade fica a 170 km de Araxá (via BR-262 sentido Belo Horizonte) e a 8 km da portaria principal (portaria 1) do Parque Nacional. Além da portaria principal existem mais 3 portarias para o acesso dos turistas:
- Uma portaria em São José do Barreiro (9 km da cidade) . Acesso por curta estrada de terra.
- Uma portaria em São João Batista (1 km da cidade). Acesso por estrada de terra.
- Uma portaria em Sacramento (65 km da cidade). Acesso por longas estradas de terra.

Informações e dicas:
- Prefira fazer a visita no perí­odo de seca da regiião. De novembro a março o perí­odo é de chuva e as estradas que dão acesso ao parque ficam ruins;
- Procure contratar um guia quando for para locais mais distantes ou quando for fazer longas caminhas por trilhas;
- Utilize roupas leves, calçados antiderrapantes, boné e protetor solar;
- O Parque fecha às terças-feiras, exceto em feriados prolongados e férias;
- O horário de entrada no Parque é permitido somente até as 16 horas e a saída até as 18 horas;
- As estradas que dão acesso as cidades São Roque de Minas e Vargem Bonita via Piumhi (MG-050) estão asfaltadas.
Vista do circuito da canastra


Contato
Associação Circuito Serra da Canastra
Praça Cel. Adolfo, 10 - Centro
Telefone:  (34) 3661-6165 / 3691-7095
Fonte: www.portalaraxa.com.br


SERRA DA BOCAINA
Na Serra da Bocaina, em um caminho repleto de fazendas, está um dos mais promissores campos de escalada do Brasil. Com uma formação rochosa de quartzito multicolorido, de alta qualidade para a prática do esporte, a região se destaca também pela quantidade de pássaros, bem como pela rica diversidade da flora do cerrado, aliando assim, esporte e natureza.

Serra da BocaindaSerra da BocaindaSerra da Bocainda


Para chegar até lá não é simples, por isso é importante a companhia de um guia ou escalador local. A base das vias fica aproximadamente 30 km do centro de Araxá, no qual 22 km são de terra, mas em bom estado de conservação. Depois, são poucos minutos de caminhada entre pastagens e matas para chegar até o local das vias. 

Para quem já é adepto do esporte, o local conta com mais de 50 vias esportivas conquistadas, com algumas inclusive com proteções em móvel, além de alguns boulders já abertos. A graduação vai do quarto ao nono grau, com projetos que podem chegar ao décimo grau, e ainda possui um potencial imenso para novas vias. 

Seja no verão, aonde as chuvas são constantes e as cachoeiras são os grandes atrativos naturais, quer seja no inverno aonde a escassez de água permite uma prática mais intensa, a escalada em Araxá é uma realidade em expansão. E um belo atrativo turístico e esportivo. 

Trilha de ChegadaEscalada x ParagliderPor do solEscalando

SERRA DA VENTANIA
Ventania
A cachoeira da Ventania, fica aproximadamente 30km de Araxá no sentido à Sacramento, a região se caracteriza por uma vegetação de cerrado, com campos de altitude, uma flora rica e diversificada. São várias quedas d’ água e muitas piscinas naturais onde os turistas podem se refrescar e desfrutar do que a natureza tem de melhor, muito verde e água em abundância.


A região de Araxá conta com um bom número de quedas d'água, são cachoeiras de rara beleza que fazem da Terra de Beja um local agradável para quem gosta de estar junto à  natureza, seja para se exercitar ou apenas ter um momento de contemplação e relaxamento. As principais atividades que podem ser realizadas no local são: o trekking, o mountain bike, a escalada e o rapel.

Quem não conhece a região é importante a contratação de um guia, que dará todo o suporte para segurança e tranquilidade do visitante. No local é possí­vel a observação de pássaros, caminhar sem pressa e se banhar em diversos poços de uma água limpa e refrescante. Uma excelente opçã para o turista sentir a liberdade enquanto admira um dos cenários mais bonitos de nossa região. 

Ventania 2Ventania 3Ventania 4
Fonte: www.portalaraxa.com.br


CENTRO DE AVENTURAS DO BARREIRO
Em meio a muito verde alie emoção, aprendizado, lazer e aventura.

Centro de Aventura do Barreiro
Localizado no Complexo Barreiro em Araxá, o Centro de Aventura é um espaço para a prática de esportes de natureza e aventura dentro de uma área restrita e controlada. O Centro conta com um circuito de arvorismo acrobático, incluindo um circuito especial para adultos com 17 atividades mais uma sessão de treinamento e outro especial para crianças a partir de 4 anos e até 1,45 e com 12 atividades.


Saiba um pouco mais sobre arvorismo
Esta atividade de aventura surgiu quando pesquisadores e biólogos sentiram necessidade de estudar a fauna e a flora na copa das árvores a fim de aprofundar seus estudos e pesquisas. Para atingir seus objetivos, elaboraram algumas técnicas e equipamentos verticais. Com ajuda de cordas, cabos, redes e sistemas de freio, criaram circuitos suspensos entre as árvores. A partir de então, o conceito foi sendo adaptado e o arvorismo tornou-se uma atividade de aventura que proporciona emoção, lazer e entretenimento para milhares de pessoas.
Centro de Aventura do Barreiro


Atualmente, a atividade dispõe de duas versões: contemplativa e acrobática. No circuito contemplativo o praticante caminha suspenso entre árvores usando passarelas e é protegido por redes. Já o circuito acrobático exige mais coordenação e equilí­brio. Preso a um cabo de segurança, o aventureiro escala redes, caminha sobre cabos de aço e equilibra-se em estribos até finalizar o percurso.

Atividades realizadas no Centro de Aventura Barreiro
Centro de Aventura do Barriero
Arvorismo para adultos -Percurso acrobático entre copas das árvores com níveis progressivos de dificuldade. O percurso é composto por pontes, redes suspensas, tirolesas, etc. A atividade possui controle de monitores especializados.


Arvorismo infantil -Percurso diferenciado e especial para crianças a partir de 4 anos. A atividade possui sistema de segurança máximo. Trilha de Mountain Bike. Nas trilhas percorridas os participantes são surpreendidos com obstáculos como gangorras, buracos, pontes e trechos de areões, lama, etc.

Tirolesa do Parque -São Sequência de dois trechos com duas tirolesas, totalizando 300 metros.
Centro de aventura do barreiro



Localização
O Centro de Aventura Barreiro está a 7 km do Centro de Araxá, no Parque das Águas do Barreiro.
Contato
 (34) 3669-7000
Fonte: www.portalaxa.com.br


TURISMO DE AVENTURA


O turismo de aventura é uma modalidade que tem crescido em todo o mundo, principalmente no Brasil, onde as belezas naturais permitem a realização de diversas atividades em vá¡rios lugares do paí­s. O que há pouco tempo era novidade, se espalhou pelo Brasil inteiro, aumentando o interesse de milhares de turistas por todo o ano. Em Minas Gerais, esta modalidade de turismo merece destaque.

Impulsionados pelas transformações no comportamento do consumidor em direções a estilos de vida mais saudá¡veis e também a uma sensibilidade aos assuntos ligados à  preservação do meio ambiente, no que se refere na escolha das atividades de lazer e, assim, na definição dos destinos turísticos, o Turismo de Aventura se desvinculou do Eco-Turismo e tornou um grande nicho de mercado.

A palavra aventura remete a algo diferente, capaz de proporcionar a sensação de prazer, liberdade e superação pessoal, que varia de acordo com a expectativa de cada pessoa e do nível de dificuldade de cada atividade, aliando capacidade física e psicológica. Uma busca contí­nua do auto-conhecimento e da superação de limites. Aventurar é interagir com a natureza, com as comunidades locais e, por fim, com os indiví­duos de forma respeitosa e saudável.

E para isso, Araxá se caracteriza como um excelente local para a prática dessas atividades em virtude de sua geografia, da presença de rochas para a prática do rapel e da escalada, pelos vales para a prática do trekking, pelos morros para o voo livre, pelas estradas e montanhas para a cavalgada e o mountain bike, além das cachoeiras para se refrescar e recuperar as energias perdidas. Com tudo isso o municí­pio se firmou como um dos destinos turí­sticos mais completos de nosso estado. Então se você quer adrenalina, aventura ou mesmo um pouco de tranquilidade e descanso, Araxá é o lugar certo.

EscaladaMoutain BikeTrekkingVoo livre


O Turismo de Aventura em Araxá¡

Como o nome da própria cidade já diz: Araxá é o lugar alto de onde primeiro se avista o sol. É uma cidade que oferece diversas opções para quem está a procura de aventura e contato com a natureza. Confira algumas das atrações turí­stica de aventura que a cidade lhe oferece:
- Horizonte Perdido 
- Serra da Canastra
- Serra da Bocaina
- Serra da Ventania
- Centro de Aventura do Barreiro 

Fonte: www.portalaxa.com.br


Nenhum comentário: